No Trânsito

Avalie se o seu veículo não serve como um chamariz para roubos e sequestros; Antes entrar ou sair de casa verifique a presença de pessoas estranhas nas proximidades de sua casa. Não pare, entre ou saia de casa. Avise seus familiares e chame a polícia; Procure identificar em seus deslocamentos, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimento 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que em situação de emergência podem servir como ponto de apoio emergencial.

Habitue-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas; Equipe seu automóvel com dispositivos que dificultem a ação de delinquentes, como: trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarmes, etc. Os ladrões procuram sempre os carros mais fáceis, nas melhores situações para efetuarem o roubo/furto; Nunca dê carona a estranhos ou pessoas que acabou de conhecer.

Não pare para auxiliar outros motoristas em locais isolados, mal iluminados e ou em horas avançadas da noite. No caso de lhe parecer algum acidente ou alguém em dificuldades avise a Polícia imediatamente. Se perceber estar sendo seguido, procure agir com naturalidade, evite áreas residenciais, áreas isoladas, vias de pouca circulação de veículos e mal iluminadas. Dirija-se imediatamente ao posto policial mais próximo ou ainda centros comerciais, postos de gasolina, etc e peça ajuda.

Desconfie de pequenas batidas, especialmente caso você suspeite que tenham sido provocadas. Nestes casos não pare, especialmente á noite, em locais isolados, mal iluminados e de pequena circulação de pessoas e veículos. Sinalize para que as demais pessoas envolvidas possam lhe seguir até o Posto policial mais próximo. Não traga consigo os documentos originais de seu veículo. Utilize-se de cópias autenticadas pela repartição de trânsito. Evite colocar em seu veículo adesivos e outros símbolos que possam identificar sua condição social e outras características pessoais, como: adesivos de mergulho, condomínios ou academia de alto padrão, etc.

Não se deixe levar por negócios da "China". Desconfie de ofertas muito fora do preço normal de mercado; Evite dirigir sozinho á noite, especialmente para as mulheres. Caso seja necessário estacione em locais bem iluminados e de grande circulação como shoppings, supermercados, estacionamentos credenciados, etc; Sempre certifique-se da existência de combustível suficiente para evitar ficar parado em locais arriscados; Caso tenha problemas com seu veículo evite para na rua. Preferencialmente pare em postos de gasolina, estacionamentos ou oficinas; Ao passar por lombadas, verifique, antes de reduzir a marcha, se há aproximação de pessoas suspeitas e deixe distância suficiente do veículo á sua frente para poder desviar, caso ele pare, tentando bloquear seu caminho. Mantenha-se sempre atento. Este é um grande fator de proteção, pois assaltantes evitam se aproximar de pessoas atentas; Procure ter companhia.

Os players são os acessórios mais visados pelos ladrões. Instale o seu com bandeja removível e leve-o consigo quando deixar seu carro na rua e, se não puder fazê-lo, oculte-o sob um dos bancos ou tranque-o no porta-malas; Se o seu veículo for furtado ou roubado, não tente procurá-lo, ligue para o telefone 153(Guarda Civil) ou 190(Polícia Militar) e forneça todas as informações possíveis, como características dos assaltantes, armas usadas no assalto, rumo tomado e características do seu veículo. Registre o furto ou o roubo na Delegacia de Polícia mais próxima. Não reaja; Se observar que o seu carro está sendo furtado, não intervenha sozinho. Normalmente, o ladrão age armado e pode ter um comparsa por perto; Em caso de assalto não reaja, sua vida não tem preço.