DEFESA CIVIL

PRESIDENTE: SANDRO BEZERRA LIMA
(Secretário Adjunto de Segurança Pública)

COORDENADOR: INSPETOR CHEFE JOÃO CARLOS BOLDRIN

A Defesa Civil do município é acionada em situações de emergência através do fone 153 da Guarda Civil e atua diante de situações de desastres naturais. O setor apoia a população em ações emergenciais e para isso conta com apoio de um Plano de Chamada. Ao ser ativado esse plano, dezenas de funcionários voluntários de todas as secretarias previamente definidos vão às ruas para auxiliar em problemas materiais e humanos.

A Defesa Civil também realiza palestras em escolas, instituições e empresas, principalmente para conscientizar contra o uso do cerol e da linha chilena, além de cuidados com tempos secos e de enchentes. São publicados por meio do site da Prefeitura boletins diários com informações importantes para os cuidados do cidadão onde constam previsão do tempo, velocidade do vento e índice ultravioleta. A página ainda emite estados de alerta que variam de "vigilância", em situações de normalidade, à "alerta máximo", em casos extremos. Além de equipamentos, a coordenadoria conta com duas viaturas e três trabalhadores fixos. Em diversos trabalhos o setor também conta com apoio do Corpo de Bombeiros.

As ações da Defesa Civil se dão não apenas em situações de grandes desastres ou calamidades, mas no dia-a-dia, até mesmo diante do risco de uma única vida. Conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Contato:

Avenida: Ário Barnabé, Nº 924
Jardim Morada do Sol - Indaiatuba/SP
Horário de Atendimento: 2ª à 6ª, das 8hs às 17hs
Telefone: (19) 3935-9444
Email: seguranca.defesacivil@indaiatuba.sp.gov.br