SIN
Setor de Inteligência

COORDENADOR: GC DE CLASSE ESPECIAL BAUER MARQUES DIAS

Em 2009, após o investimento das novas tecnologias em segurança, a produção de informações foi surpreendente e o numero de veículos suspeitos flagrados em diversos crimes na cidade ficou acima do esperado. A quantidade de dados era tamanha, que foi necessário treinar uma equipe de profissionais para trabalhar com eles.

Assim em 2010 foi criado o SIN (Setor de Inteligência) da Guarda Civil de Indaiatuba que está instalado na sede do Centro de Operações e Inteligência( COI ) e tem acesso a tudo o que se produz de imagens, dados e estatísticas. Todos os agentes são guardas civis especialmente treinados.

O setor tornou-se fundamental e não é mais possível administrar o sistema sem seu apoio. Todos os levantamentos são processados, indicados suspeitos e zonas de incidência. Os profissionais também contam com todas as informações planilhadas pelo ESD (Setor de Estatística e Desenvolvimento), que traça perfis da criminalidade e cruza informações que colaboram com a Inteligência.

A partir de análises da SIN foi criada uma tabela, que acabou adotada e adaptada para o modelo virtual do Sentry. Um sistema de análise criminal, que leva em conta as informações obtidas, consegue precisar possíveis autores de crimes. A Tabela Bauer, que foi incorporada à análise do software, foi criada dentro do SIN e leva o nome de seu desenvolvedor, o GC Bauer.

O trabalho do SIN e do ESD é apresentado quinzenalmente no Geac (Grupo Especial de Análise Criminal), executor do GGI (Gabinete de Gestão Integrada). É a partir dessa discussão intersetorial, que inclui ainda as Polícias Militar e Civil, que são traçadas as estratégias de atuação operacional. Elas permitem mensurar, a cada quinzena, os resultados obtidos. Esse trabalho colabora, também, diretamente com o SIG (Setor de Investigações) da Polícia Civil.

Além disso, o SIN é o administrador e executor em Indaiatuba, da CRIM – Central Regional de Inteligência e Monitoramento.

SIN – Setor de Inteligência

Contato:

COI – Centro de Operações e Inteligência
Avenida: Presidente Vargas, Nº 1871
Vila Homero - Indaiatuba/SP
Telefone: (19) 3834-8515
Email:seguranca.inteligencia@indaiatuba.sp.gov.br